FACHADAS VENTILADAS
O QUE É UMA FACHADA VENTILADA?
A fachada ventilada é uma solução construtiva que permite estabelecer uma separação física entre a parte exterior da fachada e o muro interior do edifício. Essa separação cria uma câmara aberta que permite a renovação do ar contido entre a parede e a cortina exterior. Essa câmara tem uma série de vantagens térmicas, acústicas, estéticas e funcionais que fornecem ao produto um grande valor acrescentado.
Revestir o muro exterior de um edifício com um sistema de fachada ventilada é a solução construtiva mais efetiva para resolver os principais problemas de proteção a humidades, isolamento térmico e melhorar o índice de isolamento acústico do edifício sem sacrificar os acabamentos estéticos interiores.
A fachada ventilada funciona estabelecendo uma separação física entre a parte exterior da fachada e o muro interior do edifício. A diferença de densidade entre o ar contido na câmara e o exterior, devido ao aquecimento da câmara, produz um fluxo de ar natural desde a parte inferior à superior.
Este fenómeno tem maior impacto em épocas em que o edifício está submetido a longas horas de sol intenso. Neste sentido, parte da radiação térmica é refletida pelo material de revestimento e a parte que penetra dentro da câmara-de-ar é eliminada graças ao fluxo renovador de ar.
A fachada ventilada consta dos seguintes elementos:
· Revestimento: define a face exterior da fachada e é composto por peças de azulejo porcelânico.
· Sistema de fixação: Conjunto de elementos resistentes que transmitem ao suporte os esforços que recebe do revestimento.
· Isolante: Situado na parte exterior do suporte.
· Suporte: (muros, placa…) elemento construtivo resistente situado na parte interior da fachada e que transmite os esforços da mesma à estrutura do edifício.
· Câmara-de-ar: formada pela separação existente entre o revestimento e o isolante.
A câmara que cria a fachada ventilada tem uma série devantagens: térmicas, acústicas, estéticas e funcionais que fornecem ao produto um grande valor acrescentado.
FACHADA
| 1- REVESTIMENTO 2- GRAMPO 3- ISOLANTE 4- SUPORTE 5- PERFIL "T" 6- CONSOLA 7- FIXAÇÃO |
VANTAGENS
| TÉRMICAS/ POUPANÇA ENERGÉTICA Fluxo calor interno: A colocação do isolante na parte exterior do muro e das placas evita as pontes térmicas ao longo de toda a fachada. Impedindo ceder o calor para o exterior no inverno, e captar calor do exterior no verão, com uma poupança energética que se situa entre 15% e 35% tanto nos equipamentos de aquecimento como nos equipamentos de ar condicionado. Fluxo calor externo: Por outro lado, o fato de colocar isolante na parte exterior do muro e das placas proporciona ao edifício uma maior massa térmica que se traduz num aumento da inércia térmica do edifício, conseguindo uma poupança energética considerável e um maior conforto. O revestimento age como um ecrã refletindo grande quantidade da radiação solar, evitando que a mesma penetre no edifício. Fluxo calor interno Fluxo calor externo |
| ACÚSTICAS Melhoramento do conforto acústico: O revestimento exterior, em conjunto com a câmara-de-ar, permitem atenuar o ruído exterior, reduzindo entre 10% e 20% a incidência no interior do edifício. |
| ESTÉTICAS Melhoramento estético: Permite infinidade de combinações de cores, texturas, tamanhos e assentamento, o que aumenta de forma considerável as possibilidades no design dos edifícios. |
| CONSTRUTIVAS Aprumar: Não é necessário aprumar previamente o muro exterior, pois o prumo do revestimento da fachada consegue-se com as fixações. Estucar: Não é necessário estucar a parte exterior do muro pois está tapado pelo isolante e pelo revestimento. Não é necessário construir o muro duplo: O isolamento vai colocado na parte exterior do muro sem necessidade de criar câmara entre muros para colocar o isolante. Facilidade de substituição: O design das fixações permite uma fácil substituição das peças, tanto no sistema visto como no sistema oculto Reabilitação de fachadas: Método rápido e simples, melhorando as características térmicas do edifício a reabilitar, pois é possível colocar isolante na parte exterior da antiga fachada. |
| FUNCIONAIS Eliminação de condensações na parte interior do muro: Devido à situação do isolante na face exterior do muro. A diferença de temperatura entre o ar interior da câmara e o ar exterior, em conjunto com as separações entre os azulejos, permite criar um fluxo de ar denominado “efeito chaminé” que elimina a humidade em situações de chuva ou as condensações na parte exterior do isolante no caso de se produzirem. Proteção contra a intempérie: Os revestimentos cerâmicos com azulejo porcelânico possuem uma alta resistência à radiação ultravioleta, à chuva e ao gelo. Aumento da durabilidade: Evita as dilatações e as contrações do suporte, eliminando o aparecimento de rachas ou gretas. Manutenção mínima: Somente em caso de roturas Facilidade de limpeza: A limpeza da fachada é rápida e simples ao tratar-se de um revestimento formado por azulejos. A aplicação do tratamento H&CTILES garante a autolimpeza da fachada. |
| |
SISTEMAS
É aquele em que o elemento de fixação do ladrilho cerâmico é visível. Neste caso o elemento de fixação pode ser pintado na mesma cor que o azulejo com o fim de melhorar o acabamento da fachada.
A Grespania dispõe de quatro sistemas de fixação diferentes para se adaptar às necessidades tanto estéticas como funcionais do cliente.
GRAMPO VISTO
1-Fixação
2- Consola
3- Isolamento
4- Perfil "T"
5- Grampo
6- Ladrilho porcelânico
GRAMPO OCULTO
1-Fixação
2- Consola
3- Isolamento
4- Perfil "T"
5- Grampo
6- Ladrilho porcelânico
SISTEMA COLAGEM QUÍMICA
1- Fixação
2- Consola
3- Isolamento
4- Perfil "T"
5- Cola
6- Ladrilho porcelânico
SISTEMA KARRAT
1- Fixação
2- Consola
3- Isolamento
4- Perfil "T"
5- Perfil Horizontal
6- Perfil Karrat
7- Ladrilho porcelânico
SERVIÇOS DISPONÍVEIS
Graças à equipa profissional de Technical Solutions, a Grespania é capaz de oferecer um estudo pormenorizado da fachada a projetar que inclui: A Grespania dispõe de quatro sistemas de fixação diferentes para se adaptar às necessidades tanto estéticas como funcionais do cliente.
Graças à equipa de profissionais de Technical Solutions, a Grespania é capaz de oferecer um estudo pormenorizado da fachada a projetar que inclui:
Modulação da fachada
Estudo de cargas na subestrutura metálica
Orçamento pormenorizado
PROJETOS RELEVANTES
SÉRIES SUGERIDAS PARA FACHADAS VENTILADAS